Contagem de passos, minutos ativos, calorias queimadas… Todos esses dados são importantes e nos ajudam a ter uma vida mais saudável ​​e ativas.

Mas muitas vezes não enfatizamos a importância do equilíbrio entre exercício / descanso.

Para que o exercício possa ser realmente eficaz, o corpo precisa de um tempo de descanso, já que é nessa hora que os músculos se recuperam do desgaste sofrido com o exercício.

É durante o repouso que o organismo promove adaptações para ser capaz de suportar melhor e com mais eficiência as sobrecargas que lhe foram aplicadas.

Equilíbrio Entre Exercícios e Descanso

Por que os dias de “exercício / descanso” são tão importantes?

Para ganhar músculos grandes e definidos é preciso malhar pesado e todos os dias, certo? Errado.

Tão importante quanto uma boa rotina de treinos é o descanso. Sem o repouso os músculos não têm como se recuperarem e crescer.

É por isso que buscar o “Exercício / descanso” entre as séries de atividades se torna tão importante.

Este é o momento em que seu corpo começa a reabastecer suas reservas de energia e, quando chega a trabalhar, repara o tecido usado durante os exercícios – principalmente os músculos.

Agora, se o seu corpo disser que precisa de uma pausa, escute…

Os sinais de que você pode estar exagerando incluem:

  • dor profunda (cada passo provoca uma dor);
  • dificuldade para dormir;
  • sensação de fôlego quando você está fazendo atividades normais;
  • sensação de “borracha” em seus músculos.

“Você tem que se lembrar de ouvir o seu corpo”. Se o seu calendário diz que é hora de treinar a parte inferior do corpo novamente e você ainda está tendo dificuldade para subir e descer um lance de escadas, espere um dia a mais antes de trabalhar a parte inferior do corpo novamente.

Você voltará revigorado e sentindo-se ainda mais forte no dia seguinte, para que possa realmente aproveitar ao máximo o seu treino.

Equilíbrio Entre Exercícios e Descanso

Vamos entender um pouco sobre o nosso organismo

Alguma vez você já se perguntou de onde vem sua energia e como ela funciona?

Para sintetizar substâncias, produzir calor ou movimento nossas células precisam da energia que vem dos alimentos.

Porém, a energia liberada pela quebra de nutrientes geralmente não é utilizada imediatamente pela célula e sim armazenada na forma de ATP – a moeda energética das células. Vamos conhecer mais um pouco.

Para que serve ATP em nosso corpo?

As ATP, que é trifosfato de adenosina ou adenosina trifosfato, são moléculas armazenadoras de energia.
Numa série de reações químicas, estas moléculas se transformam em energia e funcionam como “bateriazinhas”, que poderão liberar “doses” de energia nos locais onde estiverem.
Elas são a principal fonte de energia de dentro das células para os tecidos corporais e, por isso, toda contração muscular e produção de força se devem a esta molécula.

E por falar em músculos…

músculos crescerem mais rápido

Você sabe o que fazer para os seus músculos crescerem mais rápido?

Você quer saber como construir músculos? Acredite ou não, existem alguns requisitos principais que precisam estar em vigor para que a massa muscular seja construída…
Respeitar o tempo de exercício / descanso para o músculo se regenerar e manter a alimentação correta são alguns exemplos.
Confira nas próximas linhas os bons hábitos capazes de deixar seu corpo mais adaptado à atividade física.

Por que dormir é importante?

Você pode fazer exercício / descanso intensos, comer os alimentos certos e tomar os suplementos certos, mas seus músculos não crescem sem um sono decente.

O sono também é necessário para equilibrar seus hormônios. Enquanto você dorme, seu corpo libera hormônios anabólicos como a testosterona e o

IGF-1(fator de crescimento Insulina-1), que são necessários para o crescimento muscular.

A falta de sono pode diminuir a velocidade que seu corpo libera esses hormônios e fazer com que o seu volume pare. Além disso, o sono também reduz os níveis de hormônios de quebra muscular, como o cortisol, em seu corpo.

Basicamente, o sono ajuda a preservar a massa muscular enquanto você tenta aumentar ou mesmo perder peso.

Mas, por que dormir ajuda a ganhar músculos?

Você acha que é durante o treino que seus músculos crescem? Engano!
Nosso organismo recupera as fibras musculares que destruímos na musculação pesada no sono e é nesse momento que ele tem a possibilidade de reconstruir nossa massa muscular deixando-a ainda mais forte e preparada para a exigência que estamos colocando.
Portanto, de nada adianta malhar, malhar e malhar, se você não tiver uma boa noite de sono! Seu corpo e suas atividades precisam estar em sincronia!

tirar uma soneca logo depois do exercício

Então quer dizer que é bom tirar uma soneca logo depois do exercício?

Bom, ouça o seu corpo, e se você se sentir sonolento depois de um treino, então, por favor, tire uma soneca.

Dependendo do tipo de exercício que você faz, um breve descanso pode ser essencial.
Por exemplo, atletas de resistência, como corredores de maratona, precisam de mais horas de sono do que a média das pessoas, devido aos hormônios liberados durante suas atividades.

Os hormônios específicos aos quais estamos nos referindo são chamados de citocinas.
Eles interagem com o sistema imunológico e os sistemas de crescimento do corpo, então faz sentido que eles digam que é hora de fazer uma pausa depois de uma intensa sessão de “cardio”.

Massageando os músculos

Massageando os músculos

Você sabia que a massagem tem uma ação muito parecida com a dos tradicionais anti-inflamatórios e é eficaz na reabilitação de músculos que sofreram lesões?
A situação é bastante comum entre corredores amadores. Basta você participar de uma prova desgastante ou treinamento puxado que os desconfortos e pequenas dores logo aparecem.

Por conta disso, muitos atletas aliviam o incômodo através da massagem esportiva.

Ter uma massagem após o exercício / descanso não apenas faz você se sentir bem. Há muito mais benefícios:

Alívio da dor

Você verá que depois de um treino ou exercício intenso, os músculos ficam tensos, o que leva a dores em diferentes partes do corpo.
Uma massagem pós-treino o ajudará a evitar dores e lesões, diminuindo a dor dos músculos.

Liberte a tensão e melhore a flexibilidade

Depois de um treino intenso, você perceberá que seus músculos podem ficar tensos e contraídos, o que pode causar tensão muscular.
Ao fazer uma massagem pós-treino, ajudará os músculos a libertar esta tensão e a acelerar a recuperação muscular. Como resultado, terá uma melhor flexibilidade.

Elimina toxinas

Durante o exercício, o corpo acumula ácido láctico – isto é um contribuinte para a dor muscular e fadiga precoce durante um treino.
Receber uma massagem vai ajudar a quebrar o ácido lático em seu corpo e removê-lo de seus músculos.

Relaxamento

Você não deve apenas procurar uma massagem para uma recuperação mais rápida – mas você também merece uma recompensa depois de um treino duro e árduo.

Ter uma recompensa no final do exercício / descanso vai mantê-lo motivado a fazer exercícios regularmente. Uma massagem também ajuda a melhorar a qualidade do seu sono.

Uma boa noite de sono evita a fadiga e dá-lhe a energia extra que precisa para mais um dia de atividade física.

LED Vermelho

Agora é hora de recuperar seu corpo: você sabe o que é LEDterapia?

A LEDterapia ajuda não só a preparar os músculos para a atividade física, mas também age na recuperação muscular pós-exercício.
Seja você um atleta competitivo ou apenas uma pessoa ativa, você pode sofrer lesões nas costas, ombros ou pernas.

Aqui estão algumas vantagens de utilizar a terapia da luz vermelha e infravermelha durante o processo de recuperação:

Estimular as células

A terapia da luz LED vermelha é excelente para estimular e rejuvenescer as células danificadas do seu corpo.

A luz vermelha do LED aumentará a produção de ATP, o que é crucial para energizar suas células e promover a cura.

Reparar o tecido

Uma vez estimuladas as células do seu corpo, a terapia com luz vermelha e infravermelha ajudará na geração de um novo crescimento celular.

Com o tempo, essas células substituirão as danificadas na parte do corpo lesada, fortalecendo os tendões, ligamentos e outros tecidos moles do corpo.

Acelera o tempo de recuperação

como os tratamentos com luz LED aumentam a taxa de crescimento das células do seu corpo, o tempo de recuperação de sua lesão será drasticamente reduzido.


Quando você quer alívio rápido e duradouro de dores crônicas ou agudas a LEDterapia é a melhor opção no mercado.

Não importa qual seja sua paixão por esporte ou exercícios, entender a lógica do exercício / descanso o colocará no lugar do piloto no caminho para suas metas de treinamento.

Diferentes períodos de descanso podem produzir resultados muito específicos. Cabe a você, como atleta, decidir qual abordagem será de maior benefício para você.

Ah, e lembre-se: se quer colher benefícios físicos e muita saúde, a realização de exercícios não deve ser nem demais, nem de menos. Isso lhe ajudará a garantir mais qualidade de vida!

Até a próxima! 😀