O chá é a segunda bebida mais popular do mundo inteiro, perdendo apenas para a água e a chave de todo esse sucesso é os benefícios que ele traz para a saúde. Os chás possuem cafeína e teína, dois compostos com efeitos estimulantes e revigorantes e tem sido utilizado como uma bebida social desde a antiguidade.

Já as infusões, têm atravessado os séculos como bebidas terapêuticas ou curativas. Elas são obtidas a partir de flores, folhas e raízes de diversas plantas e possuem efeitos benéficos para a saúde.

Saiba tudo sobre estas duas bebidas populares, entenda as suas diferenças e aproveite todos os benefícios!

Chá

O que é chá?

Os chás são bebidas preparadas a partir de uma única planta: a Camellia sinensis. Conhecida, também, como “Chá-da-Índia”, “árvore do chá” ou “chá verdadeiro”, esta planta é nativa da Ásia, da região que hoje compreende a China e a Índia e é quem dá origem aos cinco tipos de chás existentes.

O sabor da bebida, varia de acordo com a forma de processamento das folhas. Assim, encontramos chás mais frutados, como o chá branco, ou com aromas e sabores mais fortes, como o preto e o vermelho.

Acredita-se que a cultura do consumo do chá tenha se iniciado na China, na dinastia Shang, cerca de dois mil anos antes de Cristo e, inicialmente, era utilizado como uma planta medicinal. Não demorou muito, até os antigos descobrirem que dessa planta, também poderia ser extraída uma bebida estimulante e saborosa que, mais tarde, viria a fazer sucesso no mundo todo.

Foi no século XVI, durante as grandes navegações feitas por Portugal, Espanha e Inglaterra, que a bebida ganhou o mundo. Primeiro ela se popularizou na Europa, mas ganhou um carinho especial entre os Ingleses, que deram um toque especial à forma de se consumir o chá.

A popularidade dos chás na Inglaterra foi tanta, que eles utilizaram suas colônias no território da Índia para produzir a bebida em escala e competir com a China. Atualmente, a China e a Índia ainda continuam com os títulos de maior produtores de chá no mundo inteiro, enquanto a Inglaterra, continua na lista dos que mais consomem a bebida.

Infusão

O que é infusão?

As infusões são bebidas extraídas das flores, folhas ou raízes de plantas, quando colocadas em água quente. Elas são tão populares quanto os chás e se separarmos chás e infusões, elas ocupam o terceiro lugar na lista das bebidas mais consumidas no mundo!

A variedade é grande. Pode-se fazer infusões de vários tipos de plantas e obter vários sabores e benefícios delas. As propriedades medicinais são conhecidas há séculos e foram utilizadas tanto para tratamento, quanto para prevenção de doenças das mais variadas.

Utilizadas por tribos do mundo inteiro, de diferentes formas, as infusões ganharam popularidade como bebidas sociais, inicialmente na China, sendo confundida com os chás e sendo chamada de chá verde.

Quais os tipos de chás?

Os chás, por serem extraídos da mesma planta, se limitam a apenas cinco variedades: branco, verde, vermelho, azul e preto. A diferença se dá na forma com que são cultivadas e no processamento das folhas, dando origem aos sabores e aromas diferentes.

Chá branco

Chá branco

É o chá com o processo de produção mais fácil entre os tipos. Basta recolher as folhas mais novas da planta e esperar até que sequem. O aroma e o sabor são os mais suaves e refrescantes, podendo ser consumido frio ou quente.

cha-verde-2 (2)

Chá verde

Esta é a variedade mais consumida na China, Tibete e Japão. Ele requer uma produção simples, porém um pouco mais complexa que o chá branco.
As folhas são recolhidas e deixadas para murchar. Antes de secar, as folhas são submetidas a uma temperatura mais alta, para minimizar a oxidação. A quantidade de cafeína presente no chá verde é mínima, por causa desse processo e o sabor e aroma são mais suaves.
A alta concentração de polifenóis presentes na Camellia sinensis, benéficas para a saúde, quase não se perdem durante esse processo de fabricação do chá. Isso, faz com que o chá verde seja um dos mais saudáveis.

Chá vermelho

Chá vermelho ou Pu-erh

Para se obter o chá vermelho, a Camellia sinensis passa por um processo mais complexo de secagem e fermentação, que pode durar desde meses, até algumas décadas.
Com um sabor mais forte e amadeirado, o chá vermelho é constantemente confundido com o chá preto, mas a diferença entre os dois está no processo de fermentação que o preto não sofre. Esta é a característica que faz com que o chá vermelho seja diferente de todos os outros tipos de chás.

Chá azul

Chá azul ou Oolong

Um velho conhecido dos chineses, o chá azul vem ganhando popularidade no ocidente por causa de suas propriedades emagrecedoras e seu sabor consistente, com toques frutados.
As folhas passam por um processo de fermentação e oxidação, altamente controladas, para manter a qualidade do chá. Os mais cobiçados e de maior qualidade no mundo inteiro, são obtidos a partir de plantas parasitadas por insetos da espécie Jacobiasca formosana, também conhecidos como Paoli. Os mecanismos de defesa da planta produzem compostos químicos que vão para as folhas, dando origem ao sabor único do chá azul.

Chá preto

Chá preto

O chá preto é o mais oxidado de todos os chás. O procedimento de oxidação ao qual ele é submetido, é o que garante o sabor intenso, o aroma sólido e uma alta concentração de cafeína.
É o mais consumido no mundo ocidental, principalmente no Reino Unido, como chá gelado ou quente, com leite.

Quais os tipos de infusões mais populares?

Existe uma variedade enorme de infusões e muita gente considera os chás como um tipo de infusão. Mas, se retirarmos os chás, ficamos com 3 tipos que são os mais populares e mais consumidos:  café, chá mate e os chás de flores e frutas.

Café

Café

Muito popular no mundo inteiro mas, especialmente apreciado pelos ocidentais, o café é uma infusão que se tornou parte das culturas e dos hábitos alimentares.
O café é obtido do arbusto de nome científico Coffea, ou café. Os grãos são colhidos, secos, torrados e moídos e, só então, são submetidos às infusões com água quente. O sabor e aroma do café pode variar de acordo com os níveis de torrefação o qual é submetido.

Chá Mate

Chá mate

É a infusão feita com as folhas secas da árvore de nome Ilex paraguariensis, ou Erva-Mate, original da América do Sul. A folha possui um sabor ácido que se torna mais acentuado após o processo de secagem da planta, o que faz com que ele seja consumido junto com outras plantas, para adocicar o sabor.
Muito consumida no Brasil, principalmente nos estados do Sul, o chá mate tem ganhado popularidade na Europa e América do Norte, por causa de seus efeitos estimulantes e das propriedades benéficas, presentes na planta.

Chás de fruta ou florais

Chás de fruta ou florais

Muito populares pelo sabor adocicado, pelos benefícios para a saúde e pelas propriedades de emagrecimento, os chás de frutas ou florais ganham cada vez mais espaço nos hábitos alimentares das pessoas do mundo inteiro.
Eles possuem poucas calorias, são fonte de fibras e possuem muitas substâncias antioxidantes. Eles aumentam a sensação de saciedade e ajudam na digestão, reduzindo a frequência na alimentação, ajuda a prevenir e tratar alergias, promove uma “limpeza no sangue”, reduz o colesterol e retardam o envelhecimento das células.

Chá de Hibisco

Chá de hibisco

O chá de hibisco é um dos mais populares para dietas e para ajudar no emagrecimento. Isto, porque o chá de hibisco conta com diversas substâncias antioxidantes, como as antocianinas e os flavonoides, que protegem o coração e funcionam como vasodilatadores. Ele é feito com o cálice seco, da flor Hibiscus Sabdariffa.
O chá de hibisco também reduz a produção de células gordurosas, os adipócitos, que são os responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo. Além disso, o chá também estimula o corpo a bloquear a produção de amilase, que transforma o amido em açúcar. Combinando esses dois efeitos, o chá de hibisco leva à uma perda de peso gradual e de forma saudável.

Chá de gengibre​

Chá de gengibre

O gengibre é tubérculo, originário da Ásia e amplamente utilizado na culinária mundial. Ele possui um sabor picante e refrescante, que faz com que o chá fique mais saboroso ao ser consumido gelado.
Ele possui ação bacteriana e fungicida, além de ser antisséptico, antioxidante e anti-inflamatório. todos esses benefícios combinados, podem prevenir gastrites e úlceras estomacais, causadas pela bactéria Helicobacter pylori.
Além disso, seu efeito termogênico no organismo, acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal. Quando combinado com exercícios físicos e uma dieta saudável, o emagrecimento ocorre de forma definitiva.

Chá de limão

Chá de limão

O limão é uma fruta cítrica, muito popular pelo sabor azedo por suas propriedades. Rico em vitamina A e C, vitaminas do complexo B, cobre, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, silício, iodo e ácido cítrico, o limão carrega propriedades antioxidantes e anticancerígenas.
Muito utilizado no combate à gripe, o chá de limão possui propriedades que vão além. Ele previne doenças cardiovasculares, auxilia nos quadros de hipertensão arterial, fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, auxilia na digestão, elimina edemas, controla a diabetes, fortalece os ossos, previne o câncer e ajuda no processo de emagrecimento.

Quais são os chás mais exóticos do mundo?

Mesmo com tanta popularidade, ainda existem alguns tipos de chás que são considerados exóticos ou afrodisíacos. Ele possuem muitas propriedades benéficas para a saúde, mas a raridade ou a dificuldade da produção, faz com que sejam mais raros de serem encontrados no mercado.

Chá de Rooibos

Chá de Rooibos

É a infusão feita com as folhas do arbusto Sul-Africano, Aspalathus linearis, conhecido popularmente como rooibos, que significa “mato-vermelho”. Ele não possui teína ou cafeína na composição e possui propriedades isotônica, relaxante, histamínica e também é rico em antioxidante, ferro, flúor, cálcio e vitaminas.
Por não ter propriedades estimulantes e ser relaxante, o chá de rooibos é recomendado para o consumo em todas as idades, principalmente antes de dormir, pois ajuda a colocar o corpo em “modo de descanso”.
Ele pode ser combinado com frutas e flores, para tornar o sabor mais adocicado naturalmente e evitar a adição de açúcar.

Chá de Honeybush

Chá de Honeybush

Assim como o rooibos, o chá de honeybush é originário da África do Sul e ainda é pouco conhecida no Brasil. A planta que dá origem ao chá, é a Cyclopia, um arbusto de flores amarelas.
O chá possui propriedades terapêuticas e curativas e tem sido utilizado para o combate ao câncer, no controle de diabetes e na melhora da osteoporose. Além disso, o chá possui propriedades que auxiliam no emagrecimento saudável e tem sido amplamente recomendado nas dietas das mais variadas. Sem cafeína ou teína, o chá de honeybush possui propriedades relaxantes e pode ser consumida antes de dormir, sem maiores problemas.

Chá Mamaki

Chá mamaki

Original do Havaí, o chá mamaki é feito das folhas da planta Pipturus albidus, conhecida como planta mamaki. Longe de ser um chá conhecido mundialmente, o chá mamaki possui várias substâncias benéficas para a saúde humana.
O chá mamaki possui propriedades antioxidantes, que auxiliam no tratamento e prevenção do câncer, retarda o envelhecimento das células, promovem a desintoxicação celular e melhora a saúde do cérebro. Além disso, ele auxilia na digestão e ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável.

Chá de jasmim

Chá de jasmim

Conhecido por suas propriedades relaxantes e seu aroma único, o chá da flor de jasmim possui propriedades que vão além da garantia de uma boa noite de sono.
Suas propriedades relaxantes podem ser utilizadas no tratamento contra o estresse, evitando o desenvolvimento de outros problemas, como ansiedade e depressão. Além disso, ele possui propriedades antioxidantes que ajudam na longevidade.

Agora que você conhece os diferentes tipos de chás e infusões, fica mais fácil encontrar o chá que mais se encaixe nas suas necessidades. Seja para prevenção, tratamentos ou para emagrecer de forma saudável, o chá pode ser seu aliado mais saboroso.

 

Agora, nós queremos saber: qual desses chás você já experimentou e qual o seu favorito?
Comenta em nosso Instagram @sportllux

Temos muitos assuntos que te interessam, continue navegando em nosso site 🙂


Clique aqui