Swipe to the left

Escalada Indoor: entenda o que é e como começar!

Escalada Indoor: entenda o que é e como começar!
Por Beatriz Sanches 6 de abril de 2020 Sem comentários

Se você é do tipo de pessoa viciada em adrenalina e que adora aquela sensação de frio na barriga, então a escalada indoor foi feita para você!

Esse esporte tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e não é para menos, já que tem um estilo mais aventureiro e a possibilidade de ser praticado nos mais diversos ambientes.

Afinal, o que é escalada indoor?

A escalada indoor é um esporte que mexe com quase toda a estrutura muscular do corpo.

Aumenta a resistência, trabalha pernas, braços e abdômen e ajuda a alongar o corpo. Também auxilia a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração e consciência corporal.

Em princípio, é uma atividade física que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Mas como existe certo risco, é bom sempre procurar praticar em locais onde haja instrutores qualificados para fazer o acompanhamento, usar os equipamentos necessários, respeitar as normas de segurança e também os limites do próprio corpo.

Escalada Indoor

Quais são os tipos de escalada?

Existiam três formas de escalada indoor:

Top Rope

É feita geralmente com paredes de no máximo 15m. A corda com mosquetão de segurança e freio automático fica presa à cadeirinha da pessoa o tempo todo, ou seja, o escalador está seguro e caso escorregue, ele não cai por que está seguro pela corda.

Boulder

Não utiliza-se de equipamento de segurança, mas se cair tem um colchão para amortecer. As paredes são inclinadas e não ultrapassam 4m.

Escalada guiada

A corda com o mosquetão fica conectada à parede e o instrutor faz a segurança, liberando a corda aos poucos durante a subida, caso haja um desequilíbrio a corda é travada no mesmo momento pelo instrutor, fazendo com que o escalador permaneça no mesmo ponto, dando a ele a opção de continuar a subida ou retornar ao início.

Quais os benefícios desse esporte?

Essa prática pode trazer muitos benefícios para os apaixonados desse esporte. Conheça alguns deles:

Aumenta a resistência muscular

Pare e pense como as pernas precisam ter força para segurar todo o corpo. E não é só isso, já que as mãos devem ser igualmente fortes, pois elas são as responsáveis por “puxar” o movimento e provocar a subida do corpo.

O resultado disso é um grande desenvolvimento dos músculos e da explosão muscular.

Melhora a consciência corporal

Praticar um esporte que exige tanto do corpo também traz ganhos incríveis. É muito comum que os participantes tenham uma noção do espaço mais aguçada, assim como uma coordenação motora mais efetiva.

Desenvolve o equilíbrio

Para se desenvolver nesse esporte, é muito importante ter equilíbrio. Nada mais natural, já que a queda pode significar uma “derrota” e a necessidade de começar tudo de novo.

Alivia o estresse e promove o bem-estar

A prática de atividades físicas traz ganhos incríveis e não é diferente no caso de escalada indoor.

Como libera endorfina, o hormônio responsável pelo bem-estar, é muito comum ver praticantes que sentem uma grande satisfação – física e mental. Eles estão constantemente motivados e realizados.

A importância da escalada no desenvolvimento das crianças

A importância da escalada no desenvolvimento das crianças

A escalada indoor desenvolve, entre muitas outras coisas, o senso de comunidade, fazendo com que as mesmas confiem mais umas nas outras.

Esse esporte também desenvolve o raciocínio lógico, pois a criança terá que escolher o melhor caminho para chegar até o topo, e para isso ela precisa olhar e estudar todas as alternativas que as agarras (aquelas pedrinhas artificiais que formam uma parede de escalada indoor) dão.

A criatividade também é desenvolvida, pois a atividade incentiva à criança desenvolver em sua mente uma alternativa para chegar até o topo.

Onde aprender escalada indoor?

Agora que você já sabe todas as vantagens que esse esporte pode trazer, deve estar se perguntando onde aprender, certo?

Vamos algumas dicas:

Casa de Pedra

Com duas unidades a Casa de Pedra é formada por galpões e funciona como um clube de escalada indoor. Pais e filhos, a partir de quatro anos, podem se divertir juntos no espaço.

Academia 90 Graus

A Academia 90 graus é um espaço dedicado a escaladas esportivas. Nos fins de semana, entre 8h e 14h, o espaço abre suas portas para que os adultos pratiquem com os pequenos.

FÁBRICA escalada indoor

Na FÁBRICA o foco é a escalada em Boulder. Nada de cordas, cadeirinhas ou mosquetões. São paredes de até 4 metros e meio altura com muitos problemas de todos os níveis que exigirão de sua força e raciocínio para serem superados.


Como você pode perceber - existem motivos de sobra para praticar a escalada esportiva.

Agora que você já tem um panorama geral sobre escalada indoor, pode começar a praticar e sentir como a sensação de conquista é maravilhosa.

Quer mais dicas? Nos siga no Instagram: @sportlluxoficial

Publicado em: Corpo