Swipe to the left

Radicais livres: o que são e quais as suas consequências

Radicais livres: o que são e quais as suas consequências
Por Beatriz Sanches 19 de março de 2020 Sem comentários

Mesmo sendo produzido pelo nosso próprio organismo, em excesso, os radicais livres podem se tornar altamente nocivos, trazendo inúmeras consequências para a saúde.

Certamente você já deve ter ouvido falar em radicais livres, mas será que você sabe tudo o que precisa sobre ele? Em excesso ele pode ser altamente prejudicial.

O que são os radicais livres?

Os radicais livres são fragmentos os frações de moléculas resultantes do processo de produção de energia dos tecidos musculares. Eles são gerados nas células do corpo a partir da queima de oxigênio transformando os nutrientes em energia.

São considerados moléculas instáveis, devido à falta de um elétron em sua composição.

Devido isso eles se tornam altamente reativos, ou seja, para se tornarem estáveis precisam se unir a outras moléculas.

Porém, essa união que causa sua ativação tem como consequência vários traumas e lesões nos tecidos musculares.

Justamente por desencadear essas reações em cadeia, o excesso de radicais livres causam danos ou, até mesmo, a morte de várias células.

esportes-que-liberam-radicais-livres

Quais esportes liberam os radicais livres?

Visto que os radicais livres são produzidos pelo aumento do oxigênio no organismo, a prática de exercícios físicos acaba sendo um desencadeante para sua produção. Além disso, a geração dos radicais livres ocorre tanto durante quanto no período de repouso e recuperação dos músculos, após as atividades.

Todo exercício praticado em excesso, de maneira intensa e/ou prolongada, aumenta a produção dos radicais livres, fazendo com que seu acúmulo traga sérias consequências para a saúde, entre eles estão o surgimento de processos inflamatórios, ou mesmo a destruição de tecidos musculares.

Outras consequências do excesso de radicais livres no organismo são:

  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Envelhecimento precoce;
  • Catarata;
  • Artrite;
  • Artrose.

Contudo, não é necessário se abster da prática de exercícios físicos. Afinal, eles são indicados para manter a qualidade de vida, bem como a saúde física e mental.

Para evitar a produção de altos níveis de radicais livres, sem precisar deixar de realizar suas atividades físicas, basta fazer de forma moderada e regular.

Assim, a geração dos radicais livres será combatida naturalmente pela produção correta de antioxidantes do seu organismo.

alimentos-antioxidantes

Contorne a situação para diminuir o impacto negativo na saúde

Como nosso próprio corpo produz radicais livres, se torna quase impossível zerar essa produção. Mas existem maneiras de fazer com que eles se tornem nocivos para a saúde.

Os antioxidantes são fundamentais, eles são os responsáveis pela formação de complexos que combatem a ação negativa dos radicais livres.

Diversos alimentos são considerados antioxidantes, como:


Conhecer um pouco mais sobre os radicais livres, sua função, e consequências que o excesso da sua produção traz é fundamental para manter a saúde equilibrada. Juntando a isso uma alimentação saudável e atividades físicas regulares, você obtém uma das melhores formas de ter ainda mais qualidade de vida.

Publicado em: Palavra do especialista