Swipe to the left

Respondemos as 7 principais dúvidas sobre a lombalgia

Respondemos as 7 principais dúvidas sobre a lombalgia
Por Beatriz Sanches 8 de setembro de 2020 Sem comentários

Você está chegando em casa após um dia corrido de trabalho e não suporta a dor nas costas ou então deixou um objeto cair no chão e teve uma dor terrível ao se abaixar para recolhê-lo. Em outra situação você pensa estar com cálculo renal, tamanha a dor na região lombar. Todas essas circunstâncias têm algo em comum, você pode estar com lombalgia.

Essa condição é bastante comum em qualquer idade e para ambos os sexos, não havendo, portanto, um pré-requisito ou grupo de risco para desenvolvê-la.

Para que você saiba mais sobre a lombalgia e possa se submeter ao tratamento adequado, caso sofra com esse problema, respondemos as principais dúvidas sobre esse assunto.

O que é lombalgia?

É chamada de lombalgia a dor forte no final da coluna, acima das nádegas. Em alguns casos, a dor pode se estender para a região das nádegas e até mesmo para as pernas, seguindo o sentido do nervo ciático.

A lombalgia também é conhecida por outras nomenclaturas, como dor nas costas, “dor nos quartos”, “dor nos rins” ou “lumbago”.

Na maioria dos casos, ela ocorre por conta de as pessoas permanecerem muito tempo em posições inadequadas, por terem dado um mal jeito nas costas e outras questões que causem problemas musculares.

Quais são os tipos de lombalgia?

A lombalgia pode ser apresentar em dois tipos básicos, a crônica e a aguda. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles, para que você perceba as diferenças.

Lombalgia aguda

A lombalgia aguda é a dor nas costas que tem duração média que varia entre quatro e seis semanas. Geralmente o quadro se desenvolve mais facilmente em pessoas que têm idades entre 35 e 55 anos de idade, embora possa se desenvolver em qualquer momento na vida.

As principais causas da lombalgia aguda estão relacionadas à má postura e ao esforço físico excessivo, como um treino exagerado na academia ou o carregamento de objetos pesados.

Lombalgia crônica

Por sua vez, a lombalgia crônica é uma evolução da lombalgia aguda. Desse modo, quando a dor nas costas tem uma duração que ultrapassa seis semanas, pode se tornar crônica.

A dor crônica tem mais chances de estar relacionada a outros problemas de saúde, como as hérnias.

Quais são as causas comuns da lombalgia?

Quais são os sintomas?

Os sintomas da lombalgia aparecem como dor na região lombar, que pode incluir dor que atinge os glúteos (nádegas), quadris ou pernas.

A dor pode ser aguda, dolorosa, em queimação ou uma combinação de todas essas. Pode ser constante, intermitente ou relacionado à atividade.

Quais são os principais fatores de risco?

Embora qualquer pessoa possa ser afetada por dores lombares, existem alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de um indivíduo desenvolver os sintomas. Esses fatores de risco incluem:

  • Idade: a maioria dos casos apresenta-se inicialmente entre 30 e 50 anos de idade. O risco aumenta à medida que as pessoas envelhecem, devido à perda de força óssea e elasticidade muscular.
  • Condicionamento físico: pessoas com baixos níveis de condicionamento físico têm maior probabilidade de serem afetadas devido a músculos abdominais e centrais mais fracos.
  • Gravidez: as mulheres grávidas apresentam maior risco de dores lombares, devido às alterações hormonais que induzem alterações nas articulações pélvicas e aumento do peso.
  • Peso: o peso excessivo aumenta o estresse colocado na coluna e nos músculos das costas.
  • História familiar: indivíduos com história familiar de doenças relacionadas, como espondilite, têm maior probabilidade de serem afetados.
  • Ocupação: Pessoas com trabalhos manuais que envolvem levantamento de peso, empurrar ou puxar têm maior risco.

Que são as opções de tratamento para lombalgia?

A lombalgia tem tratamento e é uma condição totalmente curável, de forma simples. Existem vários meios para isso, porém é sempre necessário consultar um médico antes de iniciá-los.

Cada caso é um caso e pode demandar de um tratamento específico.

Veja, na sequência, algumas das principais terapias que podem ser adotadas para tratar a lombalgia, um problema que gera muito incômodo para as pessoas.

Tratamento com o uso de medicamentos

O tratamento pode incluir medicamentos para a dor, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou opióides quando a dor é intensa. Relaxantes musculares também podem ser usados, mas seus benefícios na dor lombar não são claros.

Tratamento sem o uso de medicamentos

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios mais específicos para ajudar os músculos das costas a ficarem mais fortes. Isso pode incluir uma série de exercícios simples chamados de estabilização do núcleo . O fortalecimento dos músculos do tronco pode melhorar sua postura, manter o corpo em melhor equilíbrio e diminuir a chance de lesões.

LEDterapia

A LEDterapia é um tratamento indolor que utiliza a luz de LED para promover efeitos fisiológicos, recuperar os tecidos musculares e assim tratar lombalgia.

Isso acontece porque os comprimentos de onda vermelhos e infravermelhos proporcionam ação analgésica e anti-inflamatória.

Conheça a manta de LED Sportllux, dispositivo com resultados altamente benéficos no tratamento da dor lombar.

Acupuntura

Essa técnica milenar utiliza de agulhas que são inseridas em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar as dores.

Quiropraxia

O quiropraxista é um profissional que realiza uma terapia na qual são realizadas manobras para melhorar a mobilidade e reduzir a rigidez nos músculos. Por meio desse tratamento, se evitam os desconfortos e as dores nas costas.

Como prevenir o retorno da dor lombar?

Depois de sentir dor lombar, é provável que você não a queira novamente. Desenvolvemos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar mais rapidamente se você tiver lombalgia novamente.

Para ajudar a manter as costas saudáveis e evitar mais dores:

  • Pratique uma boa postura ao sentar, levantar e caminhar. "Boa postura" geralmente significa que suas orelhas, ombros e quadris estão em linha reta.
  • Faça exercícios regulares de baixo impacto. Caminhe, nade ou ande de bicicleta ergométrica. Alongue-se antes de se exercitar.
  • Escolha uma boa posição para dormir. A melhor posição para evitar a dor nas costas é de lado, com um travesseiro entre os joelhos. Também é recomendada a posição de barriga para cima, com um travesseiro abaixo dos joelhos.
  • Tome cuidado com seu peso.
  • Não tente levantar coisas que são muito pesadas para você. Quando for levantar, aprenda a maneira certa de levantar.

Se você se sentar ou ficar em pé por longos períodos no trabalho:

  • Sente-se ou fique em pé, com os ombros para trás.
  • Certifique-se de que sua cadeira se ajusta a você e tem um bom suporte para as costas.
  • Faça pausas regulares.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lombalgia, poderá gostar de ler também um guia completo sobre dor nas costas!


E então, conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o tema? Se ainda estiver com dúvida, escreva nos comentários!

Publicado em: Lesões