Swipe to the left

O papel do fisioterapeuta esportivo na prevenção de lesões

O papel do fisioterapeuta esportivo na prevenção de lesões
Por Beatriz Sanches | Time Sportllux 15 de março de 2022 Sem comentários

Lesões esportivas ocorrem durante a participação em esportes organizados, competições, sessões de treinamento ou atividades físicas organizadas. Uma lesão esportiva pode ser definida como "dano aos tecidos do corpo que ocorre como resultado de esporte ou exercício.”

O excesso de treinamento, a falta de condicionamento e a técnica inadequada de realizar uma determinada tarefa levam a lesões esportivas. Negligenciar o aquecimento antes de se exercitar ou praticar qualquer esporte físico também aumenta o risco de lesões.

Esportes de alto risco de lesões comuns são futebol ou futebol, basquete, vôlei, esqui e tênis. Lesões esportivas resultam de trauma agudo ou estresse repetitivo associado a atividades atléticas; e pode afetar ossos, tecidos moles (ligamentos, músculos e tendões) ou outros órgãos como o coração, pulmões e olhos.

O tratamento de lesões esportivas é melhor tratado com a ajuda da fisioterapia esportiva, que é o ramo específico da fisioterapia que gerencia lesões e problemas físicos associados aos atletas. 

O objetivo principal da fisioterapia na reabilitação de lesões é tratar e reabilitar totalmente o atleta após a lesão ou pós-operatório para prevenir novas lesões e fazer o atleta retornar ao esporte no menor tempo possível. 

Os fisioterapeutas esportivos têm conhecimentos específicos sobre esportes e, como tal, estão mais aptos a ajudar os atletas a se recuperarem rapidamente. Uma forte relação atleta-fisioterapeuta é necessária para o tratamento eficaz e a definição das expectativas dos atletas em relação à reabilitação de lesões.

Os principais objetivos da fisioterapia e reabilitação em casos de lesões esportivas incluem:

  • Planejar a rotina de exercícios para ajudar o atleta a retornar à função pré-lesão no local funcional.
  • Prescrever exercícios de forma personalizada para melhorar as restrições de mobilidade.
  • Realizar métodos preventivos de lesões e diagnóstico para atletas por meio de processos de triagem e exercícios.
  • Ajudar a alcançar o desempenho atlético de pico.
  • Realizar o acompanhamento de atleta. 

O papel da fisioterapia no esporte tem se expandido ao longo dos anos. Os fisioterapeutas esportivos oferecem uma variedade de serviços para apoiar os objetivos da saúde. Junto com o gerenciamento de uma ampla gama de lesões e problemas de saúde, eles prescrevem programas de exercícios que utilizam treinamento cardiovascular e de força. 

A avaliação física realizada pelo fisioterapeuta esportivo é fundamental para alcançar um programa de exercícios personalizado. 

Embora o tratamento de lesões e a facilitação da recuperação da fadiga física e psicológica continuem a ser a principal área de intervenção, ultimamente, o valor da fisioterapia na prevenção de lesões está rapidamente recebendo atenção. 

A fisioterapia previne lesões?

 A fisioterapia é uma ótima forma de prevenir lesões, já que a maioria das lesões esportivas acontece quando há um desequilíbrio entre a força e a fraqueza muscular.

Os fisioterapeutas avaliam a função biomecânica dos atletas para corrigir quaisquer padrões de movimento que possam contribuir para uma lesão futura. 

É importante que os atletas melhorem sua força, flexibilidade, coordenação, velocidade e potência para prevenir lesões.

Pode-se contornar lesões treinando de maneira mais inteligente com padrões de movimento adequados. Isso reduz a chance de um atleta pegar uma lesão por uso excessivo ou biomecânica.

O que é fisioterapia preventiva?

A fisioterapia preventiva aborda e corrige os desequilíbrios musculares causados ​​por erros de treinamento para que os atletas possam evitar lesões ou novas lesões. Atletas de todas as idades podem se beneficiar de alguma forma de fisioterapia para prevenir lesões.

Todos os atletas são avaliados quanto a qualquer déficit biomecânico que possa causar um risco maior de lesões em seu esporte. Uma vez identificado, uma combinação de exercícios corretivos e tratamento prático será usada para corrigir os padrões de movimento e fornecer ao atleta as ferramentas necessárias para prevenir lesões futuras.

Os programas de fisioterapia preventiva visam:

  • Gerenciamento e recuperação de carga de treinamento;
  • Flexibilidade em ambos os principais músculos antagonistas e agonistas;
  • Fortalecimento direcionado dos músculos glúteos e adutores na região pélvica;
  • Fortalecimento e ativação dos músculos de estabilidade do núcleo.

A melhor maneira de prevenir lesões esportivas é encontrar um fisioterapeuta desde o início e envolvê-lo em seu programa de treinamento.

Conheça a LEDterapia: tecnologia que está mudando a rotina fisioterapêutica esportiva

Sabemos que os atletas, na maioria das vezes, procuram a fisioterapia para realizar terapias que o auxiliem na recuperação de lesões ou diminuição da dor. Por esse motivo, a LEDterapia - tecnologia com o uso de luzes vermelhas, têm sido usada como um complemento poderoso aos tratamentos existentes.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira um conteúdo exclusivo!