Swipe to the left

Dores musculares: conheça as causas e tratamentos

Dores musculares: conheça as causas e tratamentos
Por Marília Barga | Time Sportllux 8 de setembro de 2020 14 comentários

Dores musculares são muito comuns, a maioria das pessoas sofrerá com elas em algum momento da vida. Elas podem acontecer em qualquer músculo do corpo e por diversos motivos. Mas a verdade é que elas causam muito desconforto e podem atrapalhar as tarefas do dia a dia. 

O que é dor muscular?

Dor muscular ou mialgia é geralmente o resultado do processo inflamatório nas fibras musculares. Ao se romperem ou sofrerem fissuras, causam o incômodo da dor.

A dor pode ser profunda, maçante e constante ou uma dor rápida, aleatória, crônica e agudaDependendo da sua causa, a dor muscular pode desaparecer dentro de horas, dias ou durar por longos meses.

Sintomas de dores musculares

A dor muscular afeta principalmente os músculos dos braços, pernas, costas, ombros, abdômen e quadris, mas qualquer músculo do corpo pode ser afetado. Esta dor pode ser acompanhada por vários sintomas:

  • Dores inquietas;

  • Dormência;

  • Rigidez muscular;

  • Comichão;

  • Uma sensação de queimação;

  • Dores lancinantes;

  • Dificuldade ou desconforto ao realizar determinados movimentos;

  • Inchaço.

Dor e Recuperação Muscular

Tipos de dores musculares

A dor muscular pode ser dividida em duas categorias: dor relacionada à atividade muscular e dor não relacionada.

Leia também: Dor muscular tardia: porque os músculos doem após os treinos

Dor relacionada à atividade muscular

Quando a dor está relacionada à atividade muscular, ela pode surgir durante o próprio exercício físico ou logo após (geralmente dentro de 24 a 48 horas), como geralmente é o caso de dores e rigidez muscular, cãibras e distensões.

Dor não relacionada à atividade muscular

Às vezes, a dor muscular pode ocorrer separadamente de qualquer tipo de atividade física. Isso pode ser causado por um vírus ou outra condição que significa que você precisa visitar o médico.

O que pode causar dores musculares?

A dor muscular pode resultar de uma ampla variedade de causas subjacentes, que são amplamente classificadas nas seguintes categorias:

1. Lesão

Tensão muscular ou lágrimas: Puxar ou rasgar suas fibras musculares em caso de acidente, solavanco súbito, exercício extenuante ou atividade física intensa pode causar dores musculares.

Lesão por uso excessivo: Realizar o mesmo movimento repetidas vezes pode cansar e até danificar os músculos envolvidos ao longo do tempo e desencadear dor, fraqueza, dormência e perda de flexibilidade na área afetada. Tais lesões são particularmente comuns em atletas e podem ser temporárias ou permanentes. Exemplos incluem síndrome do túnel do carpo, ombro do nadador, tendinite de Aquiles, joelho do corredor, joelho do saltador, dores nas canelas, cotovelo de tenista e entre outras.

Aquecimento inadequado: Fazer alguns exercícios leves de alongamento antes do treino ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no corpo e a soltar os músculos tensos para maior flexibilidade. Se você mergulhar direto nos exercícios intensivos, o choque físico repentino pode romper suas fibras musculares, ligamentos ou tendões. Portanto, você deve começar com leveza e aumentar gradualmente a intensidade da atividade física para facilitar seu corpo.

Má postura: Ficar em pé, sentado ou dormindo em uma posição incorreta pode contorcer os músculos e exercer desproporcionalmente o peso do corpo em pontos específicos, o que causa dor na área. 

2. Estresse e tensão

O aumento do estresse pode fazer com que seus músculos se contraiam. Esse tipo de tensão muscular está na base de muitos problemas de saúde comuns, incluindo dores de cabeça tensionais, enxaquecas e várias condições musculoesqueléticas.

3. Infecção 

Infecções bacterianas ou virais como gripe ou poliomielite podem causar dores musculares. Doenças como a gripe podem também causar dores ao introduzir genes de degradação muscular, bem como uso excessivo e desidratação muscular.

4. Doenças autoimunes

A dor muscular também pode ser o resultado de certas doenças autoimunes, como lúpus ou miosite, em que o sistema imunológico do corpo ataca seu próprio tecido saudável depois de confundi-lo com material estranho.

5. Outras doenças ou condições

  • Polimialgia reumática;

  • Fibromialgia;

  • Miopatia hipotireoidiana;

  • Síndrome da fadiga crônica;

  • Desequilíbrio eletrolítico;

  • Drogas de estatina;

  • Doença arterial periférica (DAP);

  • Doença de coronavírus 2019 (COVID-19).

Quais são as complicações potenciais?

Existem complicações relacionadas à dor muscular, porém, dependem da condição ou doença subjacente. As complicações incluem:

O que fazer para aliviar as dores musculares?

Assim como as causas da dor muscular variam amplamente, o mesmo ocorre na hora de aliviá-la. 

tratamento para dores musculares sem medicamentos

Medicamentos – se o seu médico recomendar, você pode tentar medicamentos sem receita. Isso não apenas oferecerá um poderoso alívio da dor, mas também aliviará a inflamação e promoverá a cura.

Fisioterapia - Um fisioterapeuta pode ensinar técnicas adequadas de tonificação e alongamento, bem como exercícios aeróbicos para gerenciar e prevenir as dores musculares.

Se a dor é causada por lesão ou trauma, também são realizadas rotinas de fortalecimento para reduzir a chance de recorrência no futuro.

LEDterapia - A LEDterapia é uma modalidade terapêutica não invasiva e não medicamentosa que estimula os mecanismos de cura do corpo por meio de envio de energia. Ao aplicar na pele, a luz é absorvida pelas mitocôndrias, causando um aumento do metabolismo nas células. Isso inicia o processo de recuperação pelo qual a cura é estimulada no músculo.

Esse tipo de tecnologia comprovadamente acelera a recuperação muscular, melhora a performance durante as atividades esportivas, alivia dores e espasmos musculares, rigidez e promove o relaxamento.

Leia também: Como a LEDterapia age na recuperação muscular?

Massagem – Muitas pessoas respondem positivamente à massagem por causa de como ela libera endorfinas, relaxa os músculos tensos e promove o bem-estar positivo.

Aplicação de compressa – Uma ótima maneira de relaxar os músculos tensos e aumentar o fluxo sanguíneo para uma área afetada é aplicar calor. Você pode tentar compressas mornas ou mergulhar em um banho quente. 

Acupuntura - A aplicação de agulhas em pontos espalhados pelo corpo (chamados de meridianos), não tem uso de medicamento e podem aliviar as dores e inflamações nas regiões afetadas.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o tema? Se ainda estiver com alguma questão, escreva nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

 

Lilian 2 de novembro de 2021 às 12:20
Excelente
Silvana O Cabral 2 de novembro de 2021 às 12:22
Ótimo!! Muito bem explicado!! Tirou minhas dúvidas!!!
Jacqueline Ribeiro - Sportllux 9 de fevereiro de 2022 às 17:40
Olá Silvana, tudo bem?
Que bom! Nosso intuito é sempre nutrir nossos leitores com informações esclarecedoras. ????
Rosângela Maria Rocha 20 de abril de 2022 às 11:09
Eu fiz um exame ergométrico e fiquei com dor na parte de trás do joelho, me parece quê criou um tardiamente no nervo e foi muito ao caminhar e dever escadas. O quê posso fazer ? Por favor me ajude estou sofrendo.
Jacqueline Ribeiro 3 de maio de 2022 às 13:37
Boa tarde Rosângela, tudo bem?

Neste caso é importante o acompanhamento com um profissional para identificar se o esforço muscular realizado causou algum tipo de lesão. Assim será possível o tratamento correto. ;)
Lindinalva Fontes 28 de setembro de 2023 às 08:07
Qual remédio seria aproximadamente bom pra tomar nesses casos??
Francielin 4 de julho de 2022 às 20:51
Tenho dores nas costelas dos dois lados, começou primeiro do lado esquerdo agora foi pro outro lado, formigamento no braço e mãos, no peito esquerdo muitas vezes me da uma fisgada que tranca a respiração, sempre que vou pro hospital falam que são músculos inflamado, já tomei antibiótico fiquei sem fazer força nenhuma e nada melhorou.
Miguel Fiod 6 de janeiro de 2024 às 21:41
Talvez esteja faltando algum componente importante em sua alimentação. Será que alguém pode nos dizer qual é esse componente?
Gileuza Santos 22 de novembro de 2022 às 12:24
Estou com muita dor nos peis nao consigo ficar em pé
Wilma Ribeiro 18 de setembro de 2023 às 03:40
Que especialidade médica procurar para tratar das dores musculares ? Tenho dor crônica na nuca
Marília Barga 30 de outubro de 2023 às 09:29
Olá, tudo bem?
Agradecemos o contato!
Lamentamos que esteja enfrentando esse problema, nesse caso, você deve procurar um ortopedista.
Qualquer dúvida permanecemos à disposição.
Marília Barga 30 de outubro de 2023 às 09:32
Olá, tudo bem?
Nesse caso recomendamos que procure um ortopedista.
Qualquer dúvida estamos à disposição
Marília Barga 30 de outubro de 2023 às 09:32
Ortopedista
Ineusa de Moraes Pereira 21 de dezembro de 2023 às 16:57
Boa tarde tenho um filho com 38 anos teve câncer fez transplante de medula fez um ano.e ele tem sentindo dor muscular e o médico disse que é problema.no coracao é que não tem nada a ver com a doença que ele teve me ajuda .