Swipe to the left

O que é artrose? Causas, tipos e tratamentos

O que é artrose? Causas, tipos e tratamentos
Por Beatriz Sanches 27 de julho de 2020 5 comentários

As articulações do corpo humano têm que suportar um enorme estresse. Se, ao longo do tempo, ocorrer artrose, dores crônicas e problemas afetarão a qualidade de vida. Portanto, é muito importante que um diagnóstico preciso seja estabelecido e um tratamento adequado seja iniciado o mais cedo possível. 

Mas, o que é artrose?

A palavra artrose é uma junção do termo grego “artros”, que significa articulação e do termo latino “ose”, que significa desgaste.

É uma condição da articulação óssea - que afeta a estrutura das articulações e os tecidos moles imediatamente circundantes. Causa inflamação, o que, por sua vez, irrita bastante os nervos da região. 

Essa condição também é conhecida como osteoartrite, sendo mais comum, sobretudo em pessoas com idade mais avançada.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, ela acomete 15 milhões de pessoas no Brasil, e representa de 30% a 40% dos atendimentos em consultórios de reumatologia em todo o país.

O que causa a artrose?

A maioria dos casos de artrose não tem causa conhecida, esses são chamados de artrose primária. Quando uma causa específica de artrose é conhecida, ela é chamada artrose secundária.

Tipos de artrose 

Artrose primária

Está principalmente relacionada ao processo normal de envelhecimento.

Com o envelhecimento, o conteúdo de água da cartilagem aumenta e a proteína que mantém a cartilagem é enfraquecida e, assim, a cartilagem se deteriora.

Portanto, a capacidade de absorver choques e permitir movimentos fáceis é gradualmente perdida.

Artrose secundária

É causada por outras condições como obesidade, trauma repetitivo ou cirurgia na articulação, formação anormal da articulação ao nascimento (malformações congênitas), diabetes e outros distúrbios hormonais.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dor (depende da quantidade de cartilagem restante);
  • Inchaço das articulações;
  • Rigidez nas juntas (o máximo ao despertar ou após um longo período de descanso);
  • Dificuldade para realizar movimentos;
  • Pode-se notar sons de estalo ao mover a articulação afetada.

Articulações mais acometidas

Artrose no joelho

Um dos locais mais propícios para o desenvolvimento da artrose é nos joelhos, e isso se justifica pelo fato de que essa parte do corpo tem muitas articulações e também por ter muita sobrecarga, no caso das pessoas que adotam má postura ou estão acima do peso ideal.

A rigidez matinal, dores constantes, dificuldades em apoiar o peso do corpo e inchaço na região podem indicar a presença da condição.

Artrose no quadril

A artrose, quando se desenvolve no quadril, também pode ser chamada de coxartrose, osteoartrose de quadril ou artrose coxofemoral.

Sobre os sintomas, causa muita rigidez nas juntas da região, principalmente pela manhã.

Assim, é natural que o paciente sinta muita dor nas articulações próximas às nádegas, virilha lateral e da coxa.

Artrose nas mãos

Trata-se de um problema bastante grave, pois quase metade da população pode adquirir a artrose nas mãos, que em casos mais graves, pode levar até mesmo a impossibilidade de mexer os dedos.

O alto índice de ocorrência dessa artrose se justifica pelo fato de as pessoas cada vez mais utilizarem muito os dedos no dia a dia, para a realização de trabalhos manuais, digitação nos computadores e smartphones, e até mesmo em horários de lazer.

A artrose nas mão é mais comum em pessoas mais jovens e começa com uma sensação de falta de óleo nas articulações.

Artrose nos pés

Popularmente conhecida como joanete, a artrose nos pés é resultado de um defeito na posição dos ossos que formam o tornozelo e a região que vem logo após ele.

Além disso, esse tipo de artrose pode se desenvolver em um dos pés ou nos dois.

A osteoartrite nos pés ainda é subdividida em três parte:

  • Retropé;
  • Mediopé;
  • Antepé.

Artrose na coluna

É conhecida como espondiloartrose e trata-se do desgaste das articulações da coluna.

Essa classificação pode se manifestar com diferentes intensidades em cada pessoa.

Assim, as dores podem variar desde moderadas, até muito fortes.

É comum que o organismo, na tentativa de recuperar o desgaste ósseo, forme pequenas pontas em suas extremidades, os chamados bicos de papagaio.

Essas pontas podem apertar os nervos, como o ciático, causando uma dor muito forte. Outro problema é a compressão dos discos intervertebrais, o que dá origem a hérnia de disco.

Como a artrose  é diagnosticada?

Por meio de exames que determinam onde a dor está presente, como as radiografias das articulações afetadas ou na imagem por ressonância magnética, que permitem um diagnóstico preciso.

Quais são as diferenças entre artrite e artrose?

Ao falarmos de artrose, é comum que as pessoas confundam com a artrite.

A artrite é uma doença inflamatória que envolve uma ou mais articulações do corpo, popularmente conhecida como dor nas juntas, enquanto a artrose é, na maior parte dos casos, um desgaste causado pelo envelhecimento.

Fui diagnosticado com artrose, devo parar de me exercitar?

Embora não seja recomendável desistir do exercício, a articulação também não deve estar sobrecarregada, pois pode piorar a osteoartrite e afetar a mobilidade e a independência do indivíduo.

Em caso de dúvida, procure o conselho de um profissional de saúde e pergunte a ele sobre os exercícios recomendados.

A artrose piora com o frio?

Embora o motivo seja desconhecido, a artrose fica mais dolorida no frio, supõe-se que a dor esteja relacionada ao fato de ficarmos menos ativos nesses dias, o que pode causar mais rigidez e então, o aumento da dor.

O que fazer para aliviar as dores da artrose? 

A condição não tem cura, porém com os tratamentos adequados é possível amenizar as dores e conviver com essa condição, levando uma vida totalmente normal e sem se privar de nenhuma atividade.

As opções de tratamento incluem alguns dos seguintes:

Ajustes no estilo de vida

Dieta e exercícios para aliviar a pressão nas articulações.

Injeções

Dependendo do caso, podem ser necessárias para reduzir a inflamação e aumentar a mobilidade.

Uso da LEDterapia

A LEDterapia é um tratamento não medicamentoso com o uso de luzes vermelhas e infravermelhas, que auxilia na redução da dor e inflamação. 

Na tentativa de amenizar as enfermidades dos astronautas expostos à microgravidade em longos períodos, a NASA iniciou uma pesquisa com um Diodo Emissor de Luz (LED) e obteve bom resultado.

A LEDterapia é capaz de promover analgesia das dores crônicas e intensas, além da capacidade anti-inflamatória e regenerativa por proporcionar melhora na microcirculação no local e o fluxo linfático

Pesquisas clínicas de todo o mundo mostraram que essa terapia tem um efeito positivo significativo na artrose, dor nas articulações, inflamação e sintomas relacionados. 

Saiba mais: Conheça 6 benefícios da LEDterapia. 

Cirurgia

Articulações gravemente danificadas podem ser substituídas por artificiais, para diminuir a dor e melhorar a mobilidade.


 

Você sabia que a artrose é a responsável pelos bicos de papagaio e hérnia de disco? Confira a seguir!

Publicado em: Lesões
Carmelita Guimarães 15 de outubro de 2021 às 06:55
Bastante esclarecedor, grata..
Vanilda Rangel 26 de maio de 2023 às 12:35
Agradecida. Esclarecedor. Deveria, ser mais difundido, principalmente para idosos, os que mais mais sofrem, nessa época de frio mais intenso. Dra. Carmelita. Sugiro acrescentar, não sei se caberia, quais alimentos, se existir, prejudiciais à artrose. Carinhosamente, agradeço.Vanilda Rangel.
Lúcia Helena Pesse Nannini 19 de janeiro de 2024 às 21:37
Obrigada Dra pela elucidação . Tenho 75anos e estou com dor aguda. Tive paralisia infantil e estou quase sem equilíbrio. O que posso fazer? Obrigada.
Maria De Lourdes Fernandes Trindade 22 de dezembro de 2023 às 11:27
Obrigada foi muito esclarecedor.
Rosangela Lima Bernardino 7 de janeiro de 2024 às 17:41
Boa tarde a pessoa com artrose no quadril cai muito.minha tia cai atoa 80 ano não fica em pé pois cai