Swipe to the left

Pré-treino: 5 coisas que você deve fazer

Pré-treino: 5 coisas que você deve fazer
Por Beatriz Sanches 2 de abril de 2020 Sem comentários

Muitas pessoas pulam a parte do pré-treino.

Isso aumenta as chances de lesões e dores musculares serem geradas. Além de, claro, reduzir o desempenho e os resultados do treino.

Veja agora 5 dicas para auxiliar no seu pré-treino.

1. Planejamento

Planeje seu treino, separe os materiais necessários, arrume-se da maneira mais confortável possível. Assim você otimiza seu tempo e pode aproveitar ao máximo dos exercícios.

Podemos ensinar ao nosso corpo quando ele deve ser mais eficiente.

2. Comer muito ou não?

Essa é uma grande dúvida, o que comer no pré-treino?

Os especialistas recomendam você se alimentar em torno de 60 a 90 minutos antes.

Evite comidas gordurosas, fritura ou que possuem um excesso de proteína. A proteína com moderação, como por exemplo tomar um shake de suplemento, faz bem. O principal nutriente é o carboidrato. Vamos listar alguns alimentos:

Batata doce

Fonte de carboidrato e excelente fonte de energia. Possui baixíssimo teor de gordura e é rica em minerais como: Potássio, cálcio, fósforo e ferro.

Banana

Prática e rápida e com alto teor de potássio.

A falta de potássio no organismo de quem pratica exercícios físicos pode causar: Cãibras, distensão abdominal, diminuição dos reflexos entre outros.

Mas cuidado! por conter uma quantidade razoável de fibras algumas pessoas podem sentir alguns desconfortos gastrointestinais.

Ovos

Possui alto teor de proteínas e é muito fácil de consumir.

Uma das formas que está conquistando muitas pessoas é a crepioca (mistura de ovo com tapioca) além de conter muita proteína (ovo) tem o carboidrato da tapioca.

A tapioca contém alto teor glicêmico mas quando misturada com a proteína seu teor baixa.

Óleo de coco

É uma boa opção como fonte de gordura, é formado por ácidos graxos de cadeia média, também conhecido como triglicerídeos de cadeia média (TCM). Os benefícios? Aumenta energia, favorece a redução de gordura corporal e tem ação antioxidante.

3. Hidratação

Sem hidratação, o transporte de nutrientes, oxigênio e água para as células será dificultado. Isso diminuirá os níveis de energia e reduzirá a eficácia do treino.

Além disso, a água ‘lubrifica’ os tecidos e articulações do corpo. Sem hidratação, os riscos de lesões e dores musculares serem geradas são aumentados.

O ideal é não beber muita água no pré-treino, pois você pode se sentir ‘pesado’ durante o treino e precisar urinar constantemente.

O recomendado é hidratar-se gradualmente antes, durante e depois do treino, em pequenas doses.

pre-treino-whey

4. Suplemento proteico

Pode ser consumido de forma moderada no pré-treino. O ideal é o consumo de carboidrato, o organismo digere ele muito mais rápido e é a fonte prioritária de energia em nosso corpo.

Existem muitos tipos de proteína no mercado, vamos listar algumas:

Caseína

Cerca de 80% da proteína do leite (os outros 20% de whey) e é rica em aminoácidos como a glutamina, que auxilia no aumento muscular.

Albumina

Composto pela clara do ovo desidratada, é a forma mais barata e com boa qualidade. Rica em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro.

Soja

É uma boa opção para quem procura proteína vegetariana. Possui antioxidantes, e isoflavona que ajuda a manter o colesterol saudável.

Whey

É a proteína do soro do leite extraída no processo de formação do leite em queijo. Alta concentração de aminoácidos essenciais e possui alta concentração de glutamina. A glutamina beneficia o transporte de nitrogênio aos músculos o que facilita o processo de ganho de massa magra.

Agora uma grande dúvida, tomar com água ou leite?

O ideal é ser tomado com água e dependendo do seu objetivo pode ser acrescentado ou não frutas, por exemplo.

O leite torna mais lenta a absorção do suplemento.

5- Cafeína

A Cafeína consumida moderadamente antes do treino pode melhorar seu rendimento por conter efeito estimulante no cérebro aumentando sua disposição.

O valor máximo recomendado é cerca de 6 mg por quilo de peso ou seja, aproximadamente 400 mg ou 4 xícaras de café forte.

Com essas dicas tenho certeza que seu pré-treino ficará muito mais fácil. Lembrando sempre que é muito importante consultar um médico especialista e conversar com seu instrutor físico.


Não deixe de conferir outras dicas em nosso Instagram: @sportlluxoficial

Publicado em: Corpo