Swipe to the left

Compressa quente ou fria? Entenda a diferença

Compressa quente ou fria? Entenda a diferença
Por Beatriz Sanches 2 de abril de 2020 Sem comentários

Seja por uma lesão, inflação ou processos fisiológicos do corpo, a dor é sempre um incômodo para quem sente. Muitas vezes, nós recorremos aos analgésicos e outros medicamentos, em busca de uma solução rápida, para que possamos voltar à rotina normalmente.

Com tantas possibilidades modernas, acessíveis em uma farmácia, nos esquecemos do tratamento menos agressivo e mais eficaz contra a dor, de qualquer natureza: a compressa quente ou fria.

Sabendo fazer a escolha certa para o seu caso específico, aumenta a eficácia e elimina a dor, sem precisar fazer a utilização de medicamentos químicos.

Compressa quente ou fria? Qual a diferença?

A compressa fria, é utilizadas em casos onde é necessário estancar o fluxo de sangue ou linfa em um certo local.

É muito utilizada no tratamento de lesões recentes (com até 48 horas), pois diminui a probabilidade de aparecer hematomas, devido ao derramamento de sangue dos vasos, ou inchaço, causado pelo vazamento do líquido linfático no tecido.

Já a compressa de água quente é excelente no tratamento dos quadros inflamatórios, onde existe a formação de pus, em dores fisiológicas, como a cólica menstrual ou intestinal e no tratamento de hematomas após as primeiras 48 horas.

O calor tem o poder de dilatar os vasos sanguíneos, fazendo com que a irrigação de sangue aumente no local da infecção, melhorando o processo de regeneração do tecido.

Já no caso da cólica, a água quente atua relaxando os músculos que se encontram tensos, aliviando a dor.

Quando posso utilizar a compressa de gelo?

Você pode fazer uma compressa de gelo em lesões recentes, com até 48 horas, provenientes de tombos, estiramentos, pancadas ou lesões nas articulações.

Os atletas costumam utilizar o famoso banho de gelo que é usado quando o esportista sente algum incômodo na articulação e/ou musculatura no momento da atividade física.. O banho de gelo serve para evitar o processo inflamatório ou a dor.

Quando posso utilizar a compressa de água quente?

A compressa de água quente, pode ser utilizada em lesões mais antigas, ou hematomas com mais de 48 horas. Também é recomendada para lesões com inflamação, dores de dente, cólicas menstruais e intestinais.

Alguns atletas também utilizam a compressa de água quente para ajudar na irrigação dos músculos, antes dos treinos e competições.

Mesmo sendo uma excelente forma de alívio para a dor, quem precisa utilizar a compressa fria ou quente, precisa ficar atento aos seus efeitos. Em algumas pessoas, a pele é sensível e acaba ficando lesionada devido ao uso.


Então, é sempre bom tomar muito cuidado para não causar queimaduras, provenientes do gelo ou da água muito quente. Assim, você garante o alívio total da dor, de uma forma mais rápida e barata.

Publicado em: Corpo