A tradição do Gingerbread de Natal uma receita sem glúten

A tradição do Gingerbread de Natal uma receita sem glúten

O gingerbread ou biscoito de gengibre é um dos doces mais aromáticos, saborosos tradicionais da culinária natalina. Eles fazem parte da gastronomia típica de Natal, principalmente no norte da Europa, embora hoje em dia eles sejam consumidos no mundo inteiro.

Gingerbread

A receita, começou a ser conhecida como “boneco de gengibre”, por causa da forma a qual é preparada, na figura de boneco, confeitado com tema de Natal, como costuma aparecer nos filmes.

A história gingerbread-man: o homem biscoito

A receita original veio da Rússia e surgiu por volta do século IX. Os pryanik, como eram chamados. Os biscoitos eram feitos somente com farinha, mel e o suco de frutas, era um prato típico das festas religiosas, principalmente no inverno. O biscoito, que se parecia muito com o atual pão de mel, era feito em formatos de animais e serviam de presentes ou enfeites de árvores de Natal.

Gingerbread

A tradição se espalhou pela Europa. Foi a Rainha Elizabeth I, durante seu reinado no século XVI, que solicitou que os biscoitos fossem feitos em formato de homenzinhos. Ela queria homenagear os convidados da festa de Natal

Os benefícios do gingerbread para a sua saúde

Além de ser uma sobremesa muito saborosa, o gingerbread possui alguns benefícios para a saúde, graças aos seus ingredientes. O gengibre, ingrediente principal é, também, o mais benéfico de todos.

Benefícios do gengibre

Os principais nutrientes presentes no gengibre são: potássiomagnésiofolatolcio   e  vitamina B6.

O gengibre também possui propriedades medicinais, mesmo quando consumido em pequenas quantidades, sendo usado para tratamento de gripes, alergias, resfriados e no processo de digestão, sendo usado no emagrecimento.

Canela

Benefícios da canela

canela, auxilia no processo de digestão, combatendo o acúmulo de gases. Também combate fungos e bactérias e radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e queda de cabelos.

Receita: Gingerbread sem glúten

Agora que você já conhece a origem e os benefícios desses biscoitinhos, chegou a hora de provar o sabor único que ele possui. Trouxemos a receita dos biscoitos de gengibre sem glúten, para que você possa saborear sem restrições.

Gingerbread

Para fazer a massa do biscoito você vai precisar de:

  • 1 xícara farinha de arroz
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 colher de chá gengibre em pó
  • 1 colher de chá canela em pó
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá noz moscada em pó
  • 1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara melado
  • 3 ovos inteiros
  • 1/2 xícara de leite vegetal de sua preferência
  • 1/2 xícara de óleo de coco ou manteiga ghee
  • 1 colher de sopa de goma de xantana

Para o glacê, você vai precisar de:

  • 1 clara de ovo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo

Em uma vasilha, peneire todos os ingredientes secos e adicione os ingredientes líquidos, amasse bem, até a massa ficar com uma textura firme, como massinha de modelar.

Massa de gingerbread

Abra a massa sobre uma bancada untada com farinha e corte os bonecos com a forminha de cortar. Coloque os biscoitos em uma forma para assar, mantendo uma distância de pelo menos 1 cm entre eles, para não grudarem.

Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, por cerca de 20 minutos ou até dourarem. Depois, retire do forno e deixe-os esfriar.

Para fazer o glacê, você vai precisar colocar as claras e o açúcar em uma panela e levar no fogo, apenas para aquecer (cuidado para não cozinhar as claras).

Depois, bata tudo em uma batedeira ou com o mixer, até atingir o ponto de neve e estará pronto o glacê. Coloque em um saquinho de confeitar e faça os desenhos da forma que desejar.

Depois de confeitados, leve os biscoitos no forno novamente, para secar os confeitos feitos com o glacê. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

Bom apetite!

Viu só como podemos comer bem no Natal, sem deixar de lado a tradição dos biscoitos e nem os ingredientes mais saudáveis? Agora corra para fazer os seus gingerbread-man e volte aqui para contar o que achou da nossa receita!

Aproveite e nos siga no Instagram @sportllux

Até a próxima! 😀

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *